Seriados

Review: Manhunt: Unabomber – 1ª temporada

Imagem relacionada

Nos Estados Unidos, entre 1978 á 1995, 16 bombas foram enviadas pelo correio para alvos específicos, entre eles professores universitários, pesquisadores renomados e executivos de companhias aéreas. 23 pessoas ficaram mutiladas e 3 morreram. Uma equipe do FBI foi montada para tentar capturar esse terrorista que ficou conhecido por Unabomber.

Em 1995, Jim Fitzgerald (Sam Worthington) entrou na equipe para tentar formar um novo perfil do criminoso através de algo não muito utilizado na época: linguística. O perfil que já havia sido traçado pela equipe do FBI mostrava que Unabomber era um homem simples que entendia de engenharia mecânica e aérea. No entanto, Fiztgerald traça um novo perfil, apresentando um homem altamente inteligente, porém, ele tem uma grande dificuldade para que seus chefes acreditem nesse novo perfil.

O terrorista Unabomber escreve para o jornal Times e The Washington Post alegando desistir do terrorismo caso eles publicassem um manifesto. Em 19 de setembro de 1995, os dois jornais publicam o manifesto que fica conhecido como “The Unabomber Manifesto”. Através da publicação, Fitzgerald consegue descobrir quem é Unabomber e Ted Kaczynski (Paul Bettany) é preso.

Resultado de imagem para manhunt 1 temporada

A série mostra dois arcos simultâneos: a caçada e prisão de Kaczynski e, dois anos depois, quando Fitzgerald precisa provar que Unabomber e Kaczynski são a mesma pessoa, caso contrário o criminoso irá ser solto.

Os ideais de Ted Kaczynski é mostrar como a criação e o avanço da tecnologia acabou dominando os seres humanos. Tais ideais sempre fizeram parte da vida de Kaczynski e o telespectador conhece a história de vida dele através de trechos sobre a infância, adolescência e inicio da faculdade. Como sempre foi um prodígio, os pais de Kaczynski incentivaram o filho a entrar em Harvard aos 16 anos.

Manhunt: Unabomber foi criada por Andrew Sodroski, produzido pela Discovery e baseada em fatos reais. Durante os oito episódios, o telespectador consegue perceber que quanto mais Fitzgerald é imerso nas concepções filosóficas de kaczynski, mais ele começa a questionar se nós controlamos a tecnologia ou somos obedientes á ela? Esse questionamento fica explícito no último quadro da série, que também consegue resumir a discussão proposta pelos roteiristas. Manhunt: Unabomber está disponível no Brasil, pela Netflix.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s