Resenhas

As Crônicas de Gelo e Fogo: A Dança dos Dragões, George R.R. Martin

A Dança dos Dragões“O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é mais fácil conquistar uma cidade que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?”

No quinto volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, vamos ficar sabendo o que está acontecendo com os personagens que ficaram de fora do volume anterior, O Festim dos Corvos. Os acontecimentos desses dois volumes são simultâneos, até uma certa parte onde as duas histórias se encontram dando continuidade.

Nesse livro, diversos personagens precisam tomar difíceis decisões. Jon Snow agora é líder da Patrulha da Noite e precisa tomar decisões importantes enquanto tenta lidar com Stannis Baratheon e seu exército. A muralha não se encontra em um estado muito bom. Está bastante prejudicada pela batalha que ocorreu no terceiro volume, A Tormenta de Espadas, e os mantimentos estão acabando dificultando a vida de todos. A jornada de Bran em busca do Corvo de Três Olhos é bem interessante. Suas visões e ensinamentos parecem ter uma grande importância para o futuro da saga.

“O Norte se lembra, Lorde Davos. O Norte se lembra, e a farsa está quase no fim.”

Já em Meeren, Daenerys precisa administrar a cidade enquanto tenta lidar com seus três dragões cada vez maiores e mais perigosos. A personagem durante todo o livro age como Rainha com decisões políticas e lidar com movimentos sociais. Os capítulos de Daenerys são um pouco arrastados, ela comete bastante erros e toma atitudes que são um pouco absurdas. Nesse livro podemos ver claramente que, talvez, ela esteja perdendo um pouco a cabeça. Tyrion Lannister conseguiu escapar da irmã com a ajuda de Varys, depois de assassinar seu pai. No outro lado do Mar Estreito, ele agora quer apenas sobreviver, tentando passar despercebido pois sua cabeça está á premio. Em Essos ele fica envolvida em uma trama de conspiração e segredos. Illyrion Mopatis, antigo guardião de Daenerys, o envia em uma jornada até Meeren para ajudar a Mãe dos Dragões a voltar para Westeros.

Winterfell está sob o domínio de Ramsay Bolton. Theon ainda é seu prisioneiro e a transformação do personagem é um dos pontos altos do livro. A mudança da mente do personagem, da transição do antigo personagem para a construção cruel do mesmo. Já Cersei Lannister continua na mesma situação, presa em Porto Real, vítima de suas próprias manipulações.

“Você morrerá uma dúzia de mortes, rapaz, e cada uma delas doerá… mas quando sua morte verdadeira chegar, você viverá de novo. A segunda vida é mais simples e mais doce, dizem.”

A Dança dos Dragões é quase como um início do fim, já que resta apenas mais dois livros para finalizar a obra. É cheio de reviravoltas, intrigas, manipulações. O livro é empolgante e repleto de surpresas. Alguns capítulos são um pouco arrastados, mas nada desanimador. A narrativa de Martin flui bem, sempre surpreendendo o leitor por tamanha criatividade e sabedoria para a construção de novos personagens, locais, etc. Agora resta esperar pela tão aguardada continuação, Os Ventos do Inverno.

Leia também:
A Guerra dos Tronos.
A Fúria dos Reis.
A Tormenta de Espadas.
O Festim dos Corvos.

Anúncios

Um comentário em “As Crônicas de Gelo e Fogo: A Dança dos Dragões, George R.R. Martin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s