Resenhas

O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë

O Morro dos Ventos Uivantes“Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. “Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.”

“Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais.”

Em 1801, Lockwood é o inquilino na Granja dos Tordos. Ao ter que passar a noite na fazenda Morro dos Ventos Uivantes devido a uma tempestade de neve, Lockwood é hospedado em um quarto que Heathcliff – o dono das duas fazendas – não permite que ninguém entre. O quarto em questão é de Catherine Earnshaw e depois de ler os livros que eram usados como diário por Catherine, Lockwood fica curioso para saber mais sobre a desconhecida.

Após convencer Sra Dean – que conhece desde sempre a família Earnshaw – de lhe contar sobre a família Earnshaw e o mistérios que giram em torno das duas fazendas, voltamos para 1771 quando Sr Earnshaw volta de uma viagem á Liverpool e traz consigo um órfão que fica conhecido como Heathcliff. Ninguém sabe a origem do pequeno garoto que é criado pela família como filho. Hindley, o irmão mais velho, não suporta Heathcliff e o quanto seu pai gosta do filho adotivo. Já Catherine vira melhor amiga do garoto. Depois que Sr Earnshaw morre, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações que o tornam melancólico e bruto.

Apesar de amar profundamente Heathcliff, Catherine aceita se casar com Edgar Linton, herdeiro da Granja dos Tordos. Devastado, Heathcliff vai embora e voltando anos mais tarde completamente diferente. Ele agora está rico e sedento por vingança. Tal sentimento irá durar a vida inteira, transformando a próxima geração.

 “Meu amor por Heatchcliff assemelha-se aos rochedos imóveis que jazem por baixo do solo: fonte de alegria pouco aparente mas necessária. Nelly, eu sou Heatchcliff! Ele está sempre, sempre no meu pensamento. Não como um prazer, visto como nem sempre sou um prazer para mim mesma, mas como o meu próprio ser”.

Os personagens de Brontë são complexos. Cathy é extremamente egoísta e mimada, não aceitando que alguém a contrarie. Ela é uma personagem paradoxal, pois, ao mesmo tempo em que é descrita como amável e sensível, é descrita como uma pessoa explosiva e repleta de delírios. Vivia na linha tênue entre a sanidade e loucura. Cathy acaba morrendo de complicações no parto. Já Heathcliff é considerado um herói byroniano, cuja paixão é tão intensa que chega a destruir a si mesmo e aos outros a seu redor. Ele retorna querendo se vingar de Hindley pelos anos de humilhação, de Edgar que roubou sua amada e da própria Cathy que preferiu o status invés de viver com seu amor. Após concluir sua vingança, ele vive atormentado pelo fantasma de Cathy.

Morro dos Ventos Uivantes não é um romance, e a história de amor entre os personagens não é nem de longe saudável. Cathy e Heathcliff se amavam, mas deixaram seus próprios interesses os destruírem e os separarem. Aqui não tem vilão ou mocinho. O livro nos mostra as diferentes faces do ser humano, seus personagens são carregados de sentimentos e emoções que compõem o ser humano, e o rumo dos personagens não é nada mais do que as consequências das escolhas que eles mesmos tomaram – sejam boas ou ruins.

Anúncios

Um comentário em “O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s