Resenhas

As Crônicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas, George R.R. Martin

A Tormenta de Espadas“Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão destemida como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que surgem em seu caminho. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon foram dados como mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar nas desprezíveis cidades dos escravagistas. Porém, a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?”

“Às vezes, a estrada mais curta não é a mais segura, Jon Snow.”

Patrulha da Noite está tentando deter o Rei-para-lá-da-Muralha, Mance Rayder, e os Outros – criaturas mortas-vivas que ameaçam os Sete Reinos – enquanto tentam encontrar sinais de Benjen Stark que se perdeu ao norte da Muralha. Jon precisa tomar decisões durante todo o livro; decisões muito difíceis que podem manchar sua honra e votos.

Enquanto isso, o avanço de Daenerys pelas terras do Leste continua e agora ela tem a lealdade dos guerreiros Imaculados – eles não sentem dor e obedecem tudo que lhes for ordenado sem questionamentos. Eu adoro as cenas dela nesse livro, são ótimas.

Nesse livro podemos ver a perspectiva de Jamie Lanister. Antes eu odiava Jamie, mas agora as coisas mudaram e ele começou a conquistar meu coração. Ele havia sido capturado pelo Jovem Lobo, porém foi solto pela própria Catelyn em troca de lhe devolver as filhas assim que chegar em Porto Real. Mas muita coisa mudou desde que ele foi preso, tanto ao redor de Jamie quanto nele próprio. Vamos ver um Jamie que talvez esteja cansado de ser uma marionete no Jogo dos Tronos.

“A verdade está a sua volta, basta olhar para ela. A noite é escura e cheio de terrores, o dia, luminoso, belo e cheio de esperança.”

E falando em Porto Real, através de Tyrion e Sansa que o nosso ódio por Joffrey é alimentado. Quando Sansa começa a achar que as coisas podem ficar melhores, Cersei lhe mostra que sempre está um passo a frente e Sansa é obrigada a casar. Como já havíamos visto no livro anterior, Tyrion só estava ocupando o cargo de Mão do Rei até seu pai voltar da batalha. E Tywin Lanister volta a Porto Real para ocupar seu cargo e Tyrion perde todo o poder que tinha, mesmo tendo vencido uma batalha contra Stannis. E é através de Davos que continuamos a ser informados sobre os acontecimentos em Pedra do Dragão e do surgimento de uma nova religião adotada por Stannis que adora o Deus R’hllor e que tem Melisandre como sua sacerdotisa.

Os passos do Jovem Lobo, nos é contada através de Catelyn Stark. Ela está completamente sem vida com todas as suas perdas e corta o coração o quanto essa mulher sofre. Já Arya está tentando chegar até a mãe, mas a coitada não dá sorte ein. Nós vemos em cada capitulo o crescimento de Arya e o quanto ela sofre e luta para encontrar sua família.

A Tormenta de Espadas nos confirma que se tratando de George Martin nunca é seguro se apegar a ninguém. Cuidado!

Leia também:
A Guerra dos Tronos
A Fúria dos Reis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s