Filmes

Crítica: Fome de Poder

Resultado de imagem para fome de poder

O filme conta sobre a origem do império McDonald’s. Nos anos 50, Raymond Kroc (Michael Keaton) vendia maquinas para fazer milk-shake, ao notar que uma empresa havia feito um pedido considerado grande para seu histórico de vendas, ele sai de Illinóis e viaja até San Bernardino, na Califórnia para descobrir o por que a tal empresa havia feito um pedido grande.

Ao chegar no local se depara com uma lanchonete com filas enormes. No inicio, ele se assusta com o fato de não terem mesas, nem pratos ou talheres. O hamburguer é enrolado em um papel e você come na mão. Os lanches são feitos rapidamente sem deixar o cliente muito tempo esperando. Ao conhecer e saber a história dos criadores Richard e Maurice McDonald, Ray fica fascinado e determinado em ser sócio dos dois.

Resultado de imagem para fome de poder

Ray se associa aos dois querendo aumentar a franquia da lanchonete. Com um contrato em mãos que garante 1% dos lucros e o obriga a sempre pedir a autorização dos irmãos McDonald para fazer qualquer mudança no sistema que é utilizado, ele começa a expandir a lanchonete para outros lugares dos EUA, transformando o McDonald’s em um sucesso.

O filme vende aquela velha publicidade das hamburguerias: ir á um fast food é um evento familiar tanto quanto o almoço caseiro de domingo. Historicamente, todas as lanchonetes fast food americanas tem a premissa de que foi criada através de costumes, da coletividade e não da conveniência da industrialização.

Ao mostrar a briga entre os irmãos McDonald e Kroc, em nenhum momento o filme faz criticas ás atitudes e escolhas de Ray. Pelo contrário, a interpretação de Keaton transforma o personagem em uma pessoa carismática e de muita energia. O diretor se apega apenas a inteligência de Ray para os negócios, sem considerar se os métodos utilizados pelo “fundador” são corretos ou não.

Fome de Poder é baseado na biografia de Ray Kroc. Ele comprou a marca dos irmãos por 2,7 milhões de dólares, e hoje em dia McDonald’s vale 17 bilhões de doláres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s