Filmes

Crítica: Até O Último Homem

Imagem relacionada

Com seis indicações ao Oscar, Até o Último Homem foi o retorno de Mel Gibson à direção. Baseado em fatos reais que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial, o jovem adventista Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se alista para guerra e trava uma batalha pessoal com o Exército dos EUA porque queria servir como médico e se recusava a pegar em armas.

O filme tem seu primeiro ato formatado de maneira tradicional, focando em apresentar Desmond em sua cidade natal, mostrando sua personalidade e as relações com seus pais, irmão e a noiva. O segundo ato é durante o treinamento militar e mostra a batalha que ele trava contra o Exército por se recusar a usar armas. É no terceiro ato que o filme tem seu ápice. Gibson mostra que ainda sabe dirigir e nos coloca imerso na guerra, trazendo uma experiência mais visceral de um campo de batalha.

Imagem relacionada

Com a câmera próxima dos acontecimentos, o telespectador não é poupado do momento da morte: vísceras, membros amputados e muito sangue. É no terceiro ato que público e os colegas de Desmond veem o seu heroísmo.

Desmond é um pacifista que vai para a guerra, um soldado que se recusa a matar, um religioso que reza para que Deus proteja seus amigos de farda, mesmo que para isso o adversário precise morre. Essa contradição com o filme está na maravilhosa interpretação de Garfield, que por sua entrega física e emocional ao papel lhe rendeu a indicação de melhor ator.

Até o último homem se conclui com cenas documentais, com os reais membros do exército e o próprio Desmond reafirmando passagens que o telespectador acabou de ver na ficção. O filme é realmente maravilhoso, impactante e vale muito a pena ver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s