Resenhas

Quem é você, Alasca?, John Green

Quem É Você, Alasca?

“Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.”

 

O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras. Esse trecho resume bem o protagonista: Miles “Gordo” Halter, um adolescente como qualquer outro que vive na Flórida. Porém, Miles tem um hobby bem diferente que os outros: ele gosta de colecionar as últimas palavras. Á procura daquilo que o poeta François Rabelais chamou de o “Grande Talvez”, Miles decide ir para o Alabama, estudar no colégio interno Culver Creek.

Ele nunca teve amigos, mas no primeiro dia em Culver Creek, Miles conhece Chip, também conhecido por Coronel. Um sujeito divertido e que irá encantar os leitores. É através de Coronel que Miles irá conhecer Alasca, uma garota linda, divertida, do tipo que qualquer garoto se apaixonaria e todas as garotas gostariam de ser amiga. Porém, ela é hiperativa, enigmática, de humor inconstante fazendo com que todos a amassem e a odiassem ao mesmo tempo. Takumi e Lara também fazem parte do grupo de amizade de Miles, e Lara acaba sendo a primeira namorada de Miles.

“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”

Na vida nova que Miles conquista, ele participa de trotes escolares, faz amigos incomuns e tem suas noites regadas à bebedeira e cigarros. Se aproximando cada dia mais de Alasca, era de se esperar que Miles acabasse se apaixonando por ela.

É um livro que mostra o impacto que uma pessoa ocasiona na vida das pessoas que estão ao seu redor. A gente sempre transfere alguma coisa nossa para as pessoas que convivem conosco e esse livro trata disso. Ele também mostra que nunca conhecemos alguém de verdade, a não ser que a pessoa queira mostrar quem realmente é. Quem é você, Alasca?, é um livro emocionante, delicado, que mostra a realidade dos jovens. Seus medos, suas dores, suas dúvidas.

Eu gostei muito da história, dos personagens, do desfecho que John Green deu para cada um. É um livro de agradável leitura com seu humor crítico.

“Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.”

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s