Resenhas

Caixa de Pássaros, Josh Malerman

Caixa de Pássaros“Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.”

Tem alguma coisa lá fora. Está esperando por você. Em todos os lugares. Ninguém sabe o que é, porque quem viu, não viveu pra contar a história. Quer ficar em segurança? Não abra os olhos – se quiser sobreviver.

Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Basta uma espiada para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabara em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Quatro anos depois há poucos sobreviventes,  incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Há tempos ela sonha em fugir para um local onde sua família poderá ficar em segurança, mas o caminho é assustador: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos Malorie no presente e quatro anos antes quando os surtos começaram. Tudo começou com pequenas e isoladas noticias. Ninguém se importava, afinal casos assim vemos todos os dias na TV. Mas as noticias começaram a crescer por todo o mundo, ganhando força e implantando medo em todos. As pessoas passaram a não sair mais de casa. Tampar as janelas com tabuas, papelão, qualquer coisa que não permitissem que houvesse visão para o outro lado. O caos se instaurou e as ruas ficaram vazias. Não há mais transmissão na TV. Não há telefone nem luz elétrica. Somente uma pessoa sobrou na radio. Não há internet e não resta mais nenhuma autoridade. Só há o medo e a escuridão. Quatro anos atrás, Malorie procura abrigo em uma casa com um grupo de pessoas que veem em Tom, um ex professor, o líder e o alicerce da segurança deles.

O autor aborda as facetas de cada personagem e nos mostra como o caos exterior afeta cada um deles. Aos poucos, fica quase impossível manter a mente sã enquanto tudo que se pode fazer é ficar trancafiado em uma casa sem poder sequer ver a luz do dia. Caixa de Pássaros é uma boa dica de livro de terror, mesmo que seja um terror psicológico. Ele mexe com sua cabeça, te faz sentir como se estivesse lá, como se fosse um dos personagens e você não consegue largar o livro até que tenha chegado ao fim. Mas, cuidado: você pode ficar sem a principal resposta da história. Como não podem ver, não podem explicar. Mesmo assim, amei o livro.

Deixe um comentário